O empreendimento, inserido no Quadro do Projecto Integrado de Protecção e Desenvolvimento das Florestas Costeiras Angolanas, foi concebido e está em implementação desde 2014 pela ONG Italiana COSPE (Cooperação e Desenvolvimento para os Países Emergentes), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF).

Este projecto já permitiu habilitar e empregar 104 agentes comunitários das localidades de Katanda (Ebanga) e Dende (Casseque) na indústria de apicultura, como alternativa de renda e gestão sustentável das florestas.

As unidades inauguradas comportam, cada uma, três áreas destinadas à arrecadação, extracção e venda do mel, e incluem equipamentos e tecnologias modernas para processamento do néctar das abelhas.

Desde o início da execução do projecto, em 2014, foram instaladas na floresta 126 colmeias povoadas.

O plano é produzir mel de qualidade e em quantidade para comercialização no mercado interno e externo.

A ONG investiu cerca 500 mil euros para a execução dos projectos nas áreas de Katanda (Ebanga) e Dende (Casseque), no município da Ganda.

De acordo com a coordenadora do projecto da COSPE em Angola, Mirian Bacchin, o projecto tem extensão no município da Cela, província do Cuanza Sul, onde duas comunidades desenvolvem a actividade de apicultura.