A abertura do canal fluvial Shangombo-Rivungo, que liga a sede do município do Rivungo, na província do Kuando Kubango, à localidade zambiana de Shangombo, está marcada para o próximo mês, anunciou a embaixadora de Angola na Zâmbia, Balbina Silva.

Em entrevista ao jornal zambiano Daily Mail, a diplomata lembrou a importância da obra, iniciada em 2014 e orçada em 40 milhões de dólares, para facilitar as trocas comerciais entre os dois países.

Com uma extensão de 10 quilómetros, o novo canal vai permitir a circulação de dois navios de passageiros, cada um com capacidade para 25 pessoas, bem como de duas embarcações de carga, cada uma capaz de transportar 10 toneladas.

Para além da relevância comercial do projecto - acentuada pela escassez de estradas entre Cuito Cuanavele e Rivungo, que faz do mercado de Shangombo a alternativa de abastecimento mais rápida para aquisição de bens de primeira necessidade -, o seu potencial turístico também é destacado.

"Muitos turistas provenientes da Zâmbia poderão entrar em Angola através do Rivungo, para poderem apreciar as belezas do projecto de turismo transfronteiriço de Okavango-Zambeze e proporcionar mais arrecadação de receitas para o país", defendeu, no final do ano passado, o ministro dos Transportes, Augusto Tomás.