Criada por um grupo de organismos não-governamentais (ONG) com apoio do Governo dos Estados Unidos da América, esta plataforma surge num período histórico em que o Governo de Abuja se comprometeu, pela voz do Presidente Muhammadu Buhari, com a irradicação da corrupção no país.

"Se a Nigéria não acabar com a corrupção, a corrupção vai acabar com a Nigéria", disse Buhari assim que assumiu o poder, em 2015.

Apesar deste compromisso assinalado há dois anos, a Nigéria parece inamovível dos lugares cimeiros dos países mais corruptos do mundo, como o demonstram, tal como o Novo Jornal Online noticiou na altura, os mais de 40 milhões de USD encontrados num apartamento de Lagos, oriundos de um elaborado esquema de corrupção.

Denominado em inglês "Report Yourself", que em português pode ser traduzido por "denuncie você mesmo", esta plataforma online, cujo apoio financeiro é assumido directamente pelo Departamento de Estado norte-americano, ONG locais e organismos nacionais de combate ao crime económico, tem ainda a valência de aceitar denúncias enviadas por telemóvel.