De acordo com o relatório do BNA sobre os mercados monetário e cambial, referente ao período de 10 a 14 de Julho, os 221,6 milhões de euros vendidos pelo banco central nessa semana serviram, na sua maioria, para "cobertura de operações para diversos sectores" (104,4 milhões).

A segunda e a terceira fatias mais chorudas do bolo foram distribuídas para custear "operações com cartas de crédito asseguradas pelo BNA para o sector produtivo e bens alimentares" (26,5 milhões), e para garantir operações do sector petrolífero (17,9 milhões).

As companhias aéreas também foram contempladas com 10,7 milhões de euros, enquanto o sector de Energia e Águas recebeu 9,6 milhões, um pouco acima dos 9,2 milhões destinados às operações com viagens, ajuda familiar, Saúde e Educação.

Já as casas de câmbio e as operadoras de remessas receberam, cada, 9 milhões de euros, o mesmo valor atribuído para cobertura de operações de cartões de crédito.

Na cauda da lista surgem as despesas dos ministérios e organismos do Estado (7,5 milhões), as operações do sistema de pagamento a retalho (7 milhões), os salários dos expatriados (1,3 milhões), e as operações do sector da Agricultura (485,5 mil euros).

Também na última semana, a taxa de câmbio média de referência de venda do dólar no mercado cambial primário foi de 166,744 Kz, e do euro de 186,298 Kz.