Segundo apurou o Novo Jornal, a cerimónia de 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, data natalícia de António Agostinho Neto, vai ser presidida pelo Vice-Presidente da República, Manuel Domingos Vicente.

Ainda enquadrado nos 95 anos do primeiro Presidente de Angola, a Fundação Dr. António Agostinho Neto (FAAN) vai realizar no dia 26 deste mês na Praia do Bispo, em Luanda, um colóquio sobre a dimensão cultural de Agostinho Neto.

Segundo informou o administrador Executivo da FAAN, na agenda da instituição está ainda prevista a cerimónia de outorga do prémio literário Sagrada Esperança, cujo vencedor amealha um milhão de kwanzas.

Alberto Manuel de Oliveira Pinto foi anunciado em Março deste ano vencedor da edição 2017 do prémio que serve de homenagem póstuma ao primeiro Presidente de Angola. "Imaginários da História Cultural de Angola" é o título do livro do escritor angolano que pela segunda vez arrebata o prémio Sagrada Esperança, depois de em 1998 ter vencido com o romance Mazanga.

O Sagrada Esperança existe desde 1980 e é promovido pelo Instituto Nacional das Indústrias Culturais (INIC) e pela Fundação António Agostinho Neto (FAAN), com o patrocínio do Banco Caixa Angola.

Com o livro Quem Me Dera Ser Onda, Manuel Rui Monteiro arrebatou a edição de estreia do concurso. O prémio observou uma interrupção de sete anos, tendo sido reactivado em 2011, já com um novo formato.

A Fundação Dr. António Agostinho Neto (FAAN) surgiu em 2006, mas foi finalmente reconhecida pelo Estado angolano em 2007. Tem a sede em Luanda, onde trabalham pouco mais de uma dezena de funcionários. Maria Eugénia Neto, viúva do primeiro Presidente de Angola, é quem preside à Fundação, sendo a primogénita do casal, Irene Neto, a Presidente do Conselho de Administração (PCA) da instituição.