Num ano marcado pelas eleições gerais, a votação da Palavra do Ano em Angola, através do site www.palavradoano.co.ao/, não poderia deixar de reflectir esse acontecimento.

Para além da palavra eleições, os promotores da iniciativa elegeram mais dois termos ligados ao escrutínio - exoneração e mudança - e outros sete presentes no dia-a-dia angolano. Nomeadamente: barragem, candongueiro, divisas, kaluanda, maka, micha e professor.

A lista de palavras candidatas, explica a Plural Editores, responsável pela iniciativa, foi "seleccionada a partir da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online e mobile dos dicionários da Porto Editora, tendo em consideração também as sugestões dos angolanos através do site www.palavradoano.co.ao".

A votação, que arrancou na passada sexta-feira, 1, decorre até ao próximo dia 31, sendo que a palavra vencedora será anunciada no início de Janeiro, em data ainda por comunicar.

No ano passado, o primeiro em que o país votou na palavra do ano, crise foi a vencedora, com 31% dos votos.