Em declarações ao NJOnline, o poeta e crítico literário Lopito Feijó explicou que há já cinco anos que é convidado pela Comissão Organizadora ligada à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim para participar no festival.

Lopito Feijó salientou que escolheu como título do seu livro "Experimentais Poépicos", por se tratar de poesia experimental que cultiva desde os anos 80.

O autor disse ao NJOnline que este livro aborda a situação social de Angola e a realidade política dos últimos anos.

Questionado porque escolheu Portugal para fazer a apresentação desta obra literária, o escritor respondeu que aproveitou a ocasião do festival porque há nele cerca de 200 escritores de diferentes países do mundo ibérico.

Já no contexto formal, o livro é composto por poesia verbal, verbo-experimental, ou prosa poética, fazendo com que Lopito recorresse à configuração expressiva que mais se adequa ao que pretende transmitir, sem se preocupar com uma conceptualidade estilística pré-definida.

O novo livro do escritor conta com 1000 exemplares e, segundo o autor, o mesmo será apresentado em Luanda na última semana do mês de Abril.

De recordar que há cinco anos que Lopito Feijó coloca no mercado literário um livro por ano, o mais recente foi o "Doutrinárias Lâminas Doutrinárias", em 2018.

Para além de Lopito Feijó, participam no 20.ª edição do festival literário Correntes d"Escritas, que decorre de 16 a 27 desde mês, em Portugal, os escritores angolanos Manuel Rui Monteiro, Ondjaka e Paula Tavares.

O Festival Correntes d" Escritas decorre anualmente na Póvoa de Varzim e é considerado o maior e mais antigo evento literário realizado em Portugal em que participam mais de 150 escritores do mundo de expressão Ibérica, e onde são apresentadas mais de 40 obras literárias inéditas.

Lopito Feijó é membro da União dos Escritores Angolanos (UEA), é autor de 26 obras literárias, entre elas "Me Ditando", "Rosa Cor-de-Rosa", "Doutrina"), "Cartas de Amor", "O Brilho do Bronze - Haikais" , "Marcas da Guerra, Percepção Íntima & Outros Fonemas Doutrinários", "Desejo de Aminata" e "Imprescindível Doutrina Contra".