Segundo o documento, citado pelo Jornal de Angola, o Ministério da Cultura "está preocupado com a exibição, em algumas salas de cinema de Luanda, do filme "As Cinquenta Sombras Mais Negras", cujo conteúdo é inapropriado para menores de 16 anos".

A instituição lembra que "a classificação etária dos filmes é definida pelas entidades públicas de cada país, em função da respectiva realidade cultural", procedimento que ainda não foi cumprido.

"O citado filme não obteve qualquer classificação para exibição em território nacional", esclarece o Ministério da Cultura, acrescentando que "está a desenvolver esforços com instituições competentes, como a Polícia Nacional, para o devido acompanhamento" da situação.

Em causa está a distribuição e exibição de filmes com conteúdo erótico ou pornográfico, sendo que "As Cinquenta Sombras Mais Negras" inclui cenas com carga sexual.

Além de sublinhar a necessidade de encontrar horários adequados para esse tipo de filmes, o ministério lembra que a entrada de menores nessas sessões deve ser impedida, apelando ao reforço de vigilância das famílias e de fiscalização das entidades públicas.