O coleccionador de arte é esperado em São Paulo no próximo dia 12 Outubro, para uma visita à Comunidade de Povos Tradicionais de Matriz Bantu-Kongo, na cidade de Itapecerica da Serra, zona sul da capital paulista, que acolhe a sede do Instituto Latino Americano de Tradições Bantu (ILABANTU), confirmou ao Novo Jornal Online o coordenador-geral da instituição, o brasileiro Walmir Damasceno.

Segundo o responsável, que também é jornalista e pesquisador de culturas tradicionais africanas, Sindika Dokolo será saudado em línguas tradicionais kikongo e kimbundu, num programa de homenagem que inclui apresentações de capoeira, makulelê, jongo e samba de roda, e que tem como ponto alto a atribuição do título de Grande Benemérito da Cultura Tradicional Bantu Brasileira, maior honraria conferida a uma personalidade.

Durante a visita, o coleccionador de arte deverá também conhecer o projecto desenvolvido pela instituição latino-americana de "Revalorização dos Aportes Culturais dos Africanos e Seus Descendentes".

Ao receber de Sindika Dokolo a confirmação oficial da sua visita ao ILABANTU, Walmir Damasceno, também conhecido por Tata Katuvanjesi, destacou que a presença do criador da Fundação Sindika Dokolo tem um significado ímpar para os afro-brasileiros, num momento de revitalização histórica da presença dos bantu no Brasil.

O coordenador-geral da instituição sublinha que Sindika Dokolo é "o mais cortejado coleccionador no mundo lusófono das artes plásticas", dono da maior colecção de arte contemporânea africana, com cerca de três mil peças.

Casado com a empresária Isabel dos Santos, filha do Presidente José Eduardo dos Santos, Sindika - que em língua kikongo quer dizer "o enviado" - é filho de Augusto Dokolo, que criou o primeiro banco fundado por um africano.