Nos últimos cinco anos, o 1.º de Agosto tem sido o clube angolano que mais jogadores vendeu às equipas europeias do futebol, com destaques para o avançado Gelson Dala, Ary Papel e os atletas que inauguraram a fase da transferência dos talentos da Academia Militar.

Aquando da sua saída do 1.º de Agosto, os valores do negócio de Ary Papel e Gelson Dala não tinham sido revelados, mas as cláusulas de rescisão dos dois jogadores estavam avaliadas em 60 milhões de euros.

Anos depois de Gelson e Ary, isto em 2019, também viajava para a Europa o médio-defensivo Manuel Cafumana "Show", para o Lille de França, num contrato válido por cinco anos.

Por quase dois anos a ganhar experiências na equipa B do Sporting, em Setembro de 2018, o clube leonino anunciava o regresso de Ary ao 1.º de Agosto, mas a título de empréstimo para a época 2018 - 2019.

O regresso do médio aos militares foi justificado pelos portugueses com o facto de o atleta não ter tido a adaptação desejada pelo Sporting. Actualmente, depois de ter sido dado como certo no Zamalek do Egipto, o negócio de Ary não foi confirmado até ao momento, sendo que o mesmo está sem clube.

Após ter representado o Rio Ave de forma intercalada, nas últimas três temporadas, tendo, no total, participado em 46 jogos e apontado 14 golos, Gelson Dala foi contratado em definitivo, em Agosto, pela formação de Vila Conde.

O angolano assinou um contrato válido por três temporadas, depois de ter evoluído pelo clube da Primeira Liga Portuguesa de Futebol, emprestado pelo Sporting.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)