Com o encontro empatado a 84 pontos no fim dos 40 minutos regulamentares, Angola acabou por ser mais forte nos cinco minutos extra, altura em que registou um parcial de 10-5.

Considerada como uma das principais favoritas à conquista do título africano, a formação angolana não ganhou para o susto, perante uma surpreendente selecção do Uganda, que entrou melhor e no final do primeiro período liderava por 22-10.

Os ugandeses reforçaram o comando ao intervalo (44-29) e entraram para o último quarto ainda na frente (63-56), mas a experiência dos angolanos fez a diferença, nomeadamente Carlos Morais, campeão português pelo Benfica.

Pelo Uganda, brilhou a grande altura o base/extremo Robinson Opong, autor de 23 pontos e sete ressaltos.

No outro jogo do Grupo B, Marrocos bateu a selecção da República Centro Africana por 76-66. Hoje, Angola enfrenta o conjunto marroquino na segunda jornada do Grupo B, estando o duelo agendado para as 22:00, hora portuguesa.

Em relação aos outros encontros da primeira jornada, a Tunísia, orientada pelo treinador português Mário Palma, venceu os Camarões por 68-51, no Grupo C, enquanto Moçambique foi "cilindrado" pelo Egipto por 75-47, no Grupo D.