O Centro Nacional de Medicina do Desporto (CENAMED), inaugurado a 11 de Fevereiro de 2000 pelo então ministro da Juventude e Desportos, Marcos Barrica, segundo o Decreto Presidencial n.º 2/21, de 4 de Janeiro, "tem autonomia financeira, ao contrário do passado, em que a instituição dependia das suas receitas", aponta o documento consultado pelo Novo Jornal.

O Decreto assinado pelo Presidente da República aponta que o funcionamento do Centro de Medicina do Desporto exige recursos que suportem programas e acções de investigação, estudo e tarefas de promoção à institucionalização e regulamentação dos serviços de medicina desportiva, através de exames médicos que declarem a existência de qualquer contra-indicação.

Com a aprovação e promulgação dos estatutos do Centro Nacional de Medicina do Desporto, a partir de 2022, o CENAMED passará a beneficiar de valores provenientes do Orçamento Geral do Estado, afirmou ao Novo Jornal João Mulima, director da instituição.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)