A cobiçada bola de ouro 2016, troféu da FIFA que distingue o melhor futebolista do mundo, foi mais uma vez entregue a Cristiano Ronaldo, e, à semelhança das edições anteriores do prémio, a disputa travou-se sobretudo com o argentino Lionel Messi, vencedor da bola de 2015.

Este ano ultrapassado pelo português, o craque do Barcelona ficou a pouco mais de 8% do primeiro lugar - com 26,42% dos votos, contra 34,54% dos votos do português -, enquanto o francês Antoine Griezmann, terceiro colocado, recolheu 7,53% das preferências.

Neste jogo de bola, em que votaram selecionadores e capitães das selecções nacionais, bem como adeptos, Angola contribuiu para a eleição do campeão europeu Cristiano Ronaldo com as escolhas do capitão dos Palancas Negras, Dário Cardoso, e do jornalista Geraldo Quiala.

O voto dissonante coube ao seleccionador nacional, José Kilamba, para quem Lionel Messi foi o melhor do mundo em 2016, entendimento que não só o afasta dos pares angolanos, como também o distancia dos homólogos lusófonos.

Isto porque os técnicos do Brasil, Tite, da Guiné-Bissau, Baciro Candé, de Moçambique, Abel Xavier, e de São Tomé e Príncipe, António Rosário, votaram todos em Ronaldo para número 1 do mundo.

Confira todos os votos no site da FIFA.