Em causa está a utilização irregular do jogador Mário Rui de Abreu na última jornada do Girabola ZAP (29.ª), em partida que opôs o Progresso da Lunda-Sul à Académica do Lobito, outra das equipas que luta pela manutenção no principal campeonato de futebol.

Segundo o comunicado número 047/SG/17 47 da FAF, distribuído hoje e ao qual o Novo Jornal Online teve acesso, o jogador "não se encontrava em condições de intervir no jogo, por ter sido advertido com o terceiro cartão amarelo consecutivo na 28.ª jornada".

De acordo com a mensagem, a suspensão do atleta, da qual a FAF deu conta noutro comunicado, de 26 de Outubro, deveria ter sido observada no jogo Progresso da Lunda-Sul vs Académica do Lobito, que a equipa da casa venceu por 3-2.

Face ao incumprimento da determinação disciplinar, a FAF decidiu punir o clube da Lunda-Sul com a descida de divisão e o pagamento de uma multa em Kwanzas no valor equivalente a 2.500 dólares.

Assim, o Progresso da Lunda-Sul junta-se ao Santa Rita de Cássia do Uíge na despromoção, faltando agora conhecer a terceira equipa do Girabola ZAP que vai para a "segundona".

Na lista dos aflitos estão a Académica do Lobito, o Atlético Sport Aviação (ASA) e o JGM do Huambo.