De futebolista desconhecido a motivo de reportagem em páginas desportivas de todo o mundo, a viragem na história de Barkley Miguel Panzo, de 25 anos, conta-se a partir de uma página da Wikipédia.

A popular enciclopédia virtual induziu em erro o FK Panevezys, da segunda divisão da Lituânia, que apresentou o jogador como um ex-avançado dos Queens Park Rangers, clube da segunda liga inglesa, onde teria apontado 45 golos em 36 jogos, entre 2010 e 2012.

Nessa folha de serviço, retirada de uma página da Wkipédia entretanto rectificada, também sobressaíam três internacionalizações por Angola, em jogos de apuramento para o CAN.

Tudo mentira, descobriu-se já depois da contratação de Miguel Panzo, que não chegou a internacionalizar-se, da mesma forma que não demonstrou veia goleadora pelos ingleses do Queens Park Rangers, embora tenha treinado com os Palancas e integrado as camadas jovens do britânicos.

Apesar do reconhecido embuste - cuja origem permanece desconhecida, tendo em conta que as páginas da Wikipédia podem ser criadas e alteradas por qualquer pessoa -, os lituanos alegam, a seu favor, que a contratação só foi oficializada depois de o jogador ter sido observado nos trabalhos de preparação da equipa.

O esclarecimento não afastou contudo as dúvidas sobre a mais-valia do reforço, tendo em conta que os falsos dados foram exibidos pelo próprio clube como uma garantia de qualidade.