Os "Palanquinhas" denominação da selecção angolana em sub-17, venceram na noite de Sábado, no Estádio Bezerrão, em Brasília, a Nova Zelândia por 2 - 1.

Com este resultado, a selecção angolana colocou-se no topo do grupo, a par do Brasil, que goleou o Canadá por 4 - 1, no jogo da abertura da competição.

O Canadá, adversário dos angolanos esta terça-feira, já tem participado na prova, mas sem grandes exibições, ao passo que os angolanos participam pela primeira vez no Campeonato do Mundo de futebol em Sub-17.

A péssima imagem deixada no duelo com o Brasil demonstra que o adversário está ao alcance dos "Palanquinhas" que só precisam de ganhar para se qualificarem directamente para os oitavos-de-final.

"Estamos motivados para o desafio com o Canadá. É uma equipa que apesar de ter perdido com o Brasil, tem algumas valências, por isso vamos fazer o nosso trabalho e sempre com o objectivo de fazer melhor. Vamo-nos preparar da melhor maneira, sobre o que precisaremos fazer no dia do jogo", disse à imprensa Pedro Gonçalves, técnico da selecção angolana.

Já Artur Almeida e Silva, presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), reconhece que os jogadores estão moralizados.

"A equipa está preparada. Estão à altura de encararem o Campeonato do Mundo da melhor maneira possível e honrarem o bom nome de Angola, sobretudo os pergaminhos que fizemos até agora", disse o dirigente federativo, acrescentando que "a presença no Brasil tem uma repercussão muito grande, porque muitos não conheciam Angola".

E essa é a terceira vez que uma selecção de futebol de Angola participa num Campeonato do Mundo de futebol, depois dos Sub-20, em 2001, na Argentina, e a de honras em 2006, na Alemanha, agora é vez dos sub-17 no Brasil.