O cinco nacional venceu por 73-64 o Congo Democrático, na terceira e última jornada da primeira fase, no Multiusos do Kilamba, naquela que foi a ronda derradeira do Grupo C.

Deste modo, a Selecção angolana termina invicta, após três vitórias consecutivas, já que na primeira jornada venceu Marrocos por 65-56 e o difícil conjunto do Egipto por 68-64.

Angola, treinada por William Voigt, jogou com um sistema ofensivo e agressivo tendo criado inúmeras dificuldades ao sistema defensivo do Congo Democrático, na qual venceu o primeiro quarto com o parcial de 23-13.

Ao intervalo do segundo tempo, o cinco angolano vencia pela diferença de três pontos (35-32).

No terceiro período, o Congo ainda igualou o placard por 43-43, só que um triplo de Reggie Moore sacudiu a pressão e permitiu aos nacionais construir uma vitória com maior folga.

Leandro Conceição, Leonel Paulo, Gerson Lukeny e Divaldo Mbunga conseguiam levar avante os objectivos da Selecção e devolveram a tranquilidade ao conjunto angolano que acabou por vencer o jogo por 73-64.

A segunda volta acontece em Junho de 2018 e passam à outra fase as três primeiras de cada grupo.

Qualificam-se os dois primeiros de cada grupo de seis e o melhor terceiro classificado desta última fase do apuramento.

Em simultâneo com Luanda, Yaounde acolheu também, de 24 a 26, a eliminatória do grupo A, constituído pelo anfitrião, Camarões (campeã africana em título), Tunísia, a Guiné e o Chade.

As selecções da Nigéria, Mali, Uganda e Ruanda formam o grupo B, enquanto Moçambique, Senegal, Costa do Marfim e República Centro Africana constituem o grupo D, que entram em acção em Fevereiro de 2018.