Na primeira jornada estão agendados os jogos Interclube - Recreativo do Libolo (campeão nacional), Desportivo da Marinha - Petro de Luanda, Helmarc Academia - 1º de Agosto, Atlético Sport Aviação (ASA) - Universidade Lusíada e Vila Clotilde-Crisgunza de Benguela, sendo que o clássico entre "petrolíferos" e "militares" exclui-se deste sorteio, obedecendo a uma lógica puramente promocional.

O jogo, em horário e jornada ainda por definir, é, segundo a Federação Angolana de Basquetebol (FAB), uma estratégia para dar maior visibilidade e notoriedade à modalidade, divulgando as novas estrelas da competição e tentando atrair mais atenções para a prova.

Para a nova época, a equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto reforçou-se com Eduardo Mingas, Sebastião Quicuambi, Leandro Conceição (filho do ex-craque Jean Jacques) e Adilson Ramos, tendo terminado no último sábado, 28, no Lubango, província da Huíla, um estágio de preparação física e técnica, a pensar na primeira volta da fase regular.

Paulo Macedo, técnico dos militares, disse ao Novo Jornal Online no Lubango, no final do estágio de 15 dias, que escolheu a Huíla pelas condições que a mesma oferece para o arranque de uma boa temporada.

"O nosso objectivo é a conquista da taça de Angola e o campeonato nacional, estamos à espera que comece o campeonato para podemos mostrar aquilo que fizemos até aqui", antecipou o técnico, visivelmente confiante.

Já no Pedro de Luanda, Leonel Paulo, extremo poste, e Gerson Gonçalves extremo base, que falharam por lesão a 9.ª edição do Torneio Victorino Cunha, onde a formação petrolífera conseguiu um honroso segundo lugar, estão recuperados e prontos para disputarem a 40.ª edição do Campeonato Nacional.

Lazare Adingono, técnico camaronês ao serviço da equipa tricolor, garante estar em condições para disputar, de igual para igual, com os seus principais rivais, a época desportiva 2017/2018.

O Recreativo do Libolo, que cumpriu um estágio em Portugal, é a formação que mais jogadores contratou, com destaque para Reggie Moore, Pedro Bastos, Teotónio Dó e Hermenegildo Bunga, todos provenientes do Petro de Luanda.

A operadora móvel Unitel, que dispõe da marca do campeonato, vai colocar à disposição dos adeptos interessados em assistir aos jogos no Pavilhão Multiusos Arena do Kilamba, autocarros sem qualquer custo financeiro.

Para tal, é necessário que os espectadores exibam os seus bilhetes de acesso ao recinto do jogo.