Maria Manuela Moreira, visada numa auditoria de 2017 onde foram detectadas operações bancárias suspeitas que motivaram uma denúncia feita por António Domingues, como ter ordenado o depósito de 250 mil dólares em notas na conta do antigo chefe de gabinete do ex-PR de Angola José Eduardo dos Santos, demitiu-se a 10 de Julho, tal como António Domingues Catana, mas as suas demissões foram apenas divulgadas hoje pela instituição bancária.

António Domingues Catana foi substituído por deliberação unânime do Conselho de Administração, no dia 14 de Julho, por Luís Roberto Fernandes Gonçalves, escreve a Lusa.

O novo presidente da comissão executiva (PCE) é funcionário público desde 1996 e desempenhou no BFA várias funções de direcção, foi presidente da comissão executiva da BFA Gestão de Ativos e administrador executivo do banco BCS.

No que respeita à auditoria de 2017, a administração de então recebeu esclarecimentos por parte da administradora e concluiu que não existirem razões que levassem a duvidar da sua idoneidade, decidindo-se pelo arquivamento do processo.

Em Maio de 2020, a actual administração tomou conhecimento desta auditoria e decidiu fazer um novo relatório, cujas conclusões não motivaram a reabertura do processo.

Esta decisão levou à renúncia do gestor português António Domingues, que alertou o Banco Nacional de Angola para a violação das normas bancárias.