De acordo com a edição online do jornal namibiano New Era, o governador do BNA transmitiu ao Chefe de Estado da Namíbia os planos do Executivo angolano para se libertar da dependência do sector petrolífero, apostando em indústrias alternativas e sustentáveis, a desenvolver com a ajuda de países vizinhos.

Foi neste contexto que Valter Filipe solicitou assistência à Namíbia para ajudar Angola a impulsionar a sua produção agrícola, sobretudo no domínio da indústria de processamento de carnes.

"O governador pediu o aumento do número de animais vivos exportados para Angola, considerando que o país pretende limitar as importações de carne de outros países, nomeadamente do Brasil, seu parceiro comercial tradicional", escreve o New Era.

Para além do reforço das exportações de animais - meses depois de ter rebentado o escândalo da venda de carne estragada pelo Brasil - o encontro com o Presidente Geingob trouxe para mesa o mercado de cimento.

"Sei que o Sul de Angola precisa de cimento, por isso teremos de rever o acordo [que limita as exportações deste produto para Angola]", assinalou o Chefe de Estado, sublinhando que angolanos e namibianos estão destinados a serem irmãos.

"Vamos ajudar-nos mutuamente a lutar pela emancipação económica, tal como fizemos durante as lutas de libertação", rematou o Presidente.