Segundo uma nota divulgada pelo Ministério das Finanças (MINFIN), a deslocação da directora-geral do FMI ao país visa discutir e analisar "os programas a serem implementados em prol da alavancagem da economia, estando previstos encontros com o Presidente da República, com a equipa económica do Governo" e com líderes femininas.

Recorde-se que Christine Lagarde e João Lourenço já estiveram reunidos no ínicio do ano, em Davos, na Suíça, numa altura em que o recurso de Angola ao financiamento de 4,5 mil milhões de doláres, a ser desembolsado em três anos, ainda não estava definido.

O Ministério das Finanças sublinha que esse empréstimo é "um factor motivador para que outras instituições multilaterais ponderem também conceder financiamentos" ao país, "sem que estejam condicionados a projectos, em contraposição ao actual peso das linhas bilaterais consignadas a projectos".

Neste sentido, Angola poderá reforçar a ligação ao Banco Mundial e ao Banco Africano de Desenvolvimento.

De acordo com a equipa do FMI, "será mesmo possível envolver o Banco Mundial/Banco Africano de Desenvolvimento com montantes mais elevados do que os que actualmente estão em negociação", refere a nota do MINFIN.

A visita de Christine Lagarde a Angola surge três meses depois da deslocação do novo Chefe da Missão de Supervisão Económica para Angola, Mario de Zamaroczy, que esteve no país de 26 de Setembro a 8 de Outubro, tendo reunido com membros do Governo e do Banco Nacional de Angola, gestores de empresas públicas e privadas, sindicatos e sociedade civil.