O aviso surge na sequência de providências cautelares interpostas pela Procuradoria-Geral da República, com vista a acautelar os interesses dos depositantes do Banco Mais, S.A. e do Banco Postal, S.A., depois da revogação pelo BNA da licença dos referidos bancos.

O banco central explica que o Tribunal Provincial de Luanda, ao dar provimento às providências cautelares, nomeou o Banco Nacional de Angola como fiel depositário, incumbindo-o, entre outras, da responsabilidade de acautelar os interesses dos depositantes.

No documento pode ler-se que "nos dias 14, 15, 16 e 17 de Janeiro de 2019, os clientes dos Banco Mais e Banco Postal, poderão, através da Rede Multicaixa, levantar os seus fundos depositados nos referidos bancos ou ainda transferi-los para outras Instituições Financeiras Bancárias por si escolhidas".

Para os clientes do Banco Mais, S.A., explica o BNA no comunicado, estará aberta, na província de Luanda, a Agência Porto, na Avenida 4 de Fevereiro, dentro do horário normal de expediente, enquanto em Malanje estará aberta a agência da Avenida Comandante Dangereux.

Os clientes poderão realizar operações como levantamento de numerário e/ou transferência dos respectivos saldos para outras Instituições Financeiras Bancárias por si escolhidas.

No caso dos clientes do Banco Postal, S.A., o BNA avisa que estarão igualmente abertas, dentro do horário normal de expediente, as agências bancárias da Marginal, junto aos Correios de Angola, e a Agência Viana, junto à Comarca. Nap rovíncia do Huambo, os clientes poderão dirigir-se à Agência Huambo, na Avenida Rei Wapojamba.

O banco central informa que os clientes do sistema "Xikila Money", do Banco Postal, poderão igualmente transferir o saldo dos seus depósitos utilizando o mesmo sistema "Xikila Money" nos dias 14, 15, 16 e 17 de Janeiro de 2019.

Para efeitos de levantamentos de numerário, deverão dirigir-se às seguintes agências do BCI - Banco de Comércio e Indústria, S.A: Benfica Controlo: Rua do Partido, Município de Belas; Agência Marginal: Avenida 4 de Fevereiro - Marginal junto à ENSA; Agência Zango I: Rua Boa Esperança n.º 3, Viana; Agência Vila Alice: Rua Eugénio de Castro, n.º 109, Bairro Nelito Soares; Agência Nova Vida: Rua 58, Prédio 2076 D, Urbanização Nova Vida, Município do Kilamba Kiaxi; Agência Km 14 - A: Rua do Fenício 4, Km 14 - Viana; Agência Calemba II - Estrada do Calemba II S/N, Município de Viana.

Na província do Huambo, os clientes devem dirigir-se à Agência Huambo, na Rua Mariano Machado, Cidade Baixa, Município Sede; Agência Cidade Alta: Rua da Independência (Ex. 5 de Outubro).

O BNA informa ainda que o processo de devolução e/ou transferência dos depósitos dos clientes prosseguirá até ao dia 31 de Janeiro de 2019, recomendando a todos os clientes que mantenham a serenidade e que se dirijam normalmente aos locais mencionados.