Os empréstimos para essa linha de crédito são concedidos a oito anos, com juros de até 12 por cento ao ano, anunciou o director para as PME do BPC, João Ferreira, durante o seminário "O Papel do BPC no desenvolvimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas".

Segundo João Ferreira, o financiamento está destinado principalmente aos sectores da agricultura, energia e águas, e indústria.

O director para as PME do BPC acrescentou que os empreendedores interessados devem dirigir-se aos balcões do Banco de Poupança e Crédito disponíveis em todas as províncias para mais informações.

O responsável garantiu que o banco tem criado as condições necessárias para ultrapassar as dificuldades que fizeram com que, nos últimos anos, tivesse suspendido a concessão de crédito.
João Ferreira explicou que o BPC instalou, nas suas agências, mecanismos de recuperação do crédito malparado, que, de acordo com números avançados no ano passado, era de 500 mil milhões de kwanzas.


O BPC tinha 443 agências em todo o país, com 5.530 trabalhadores, mas foram encerradas dez agências em Luanda para racionalizar os recursos, devido ao mau momento que o banco atravessa.

O administrador garante que o plano de reestruturação não passa, para já, por despedimentos ou fecho de mais balcões, mas por outras medidas de poupança interna.