O navio Kwanza, que segunda-feira deixou a cidade de Luanda com dois milhões de litros de gasolina e gasóleo, atracou no Terminal Oceânico de Cabinda (TOC), na zona de Fútila, e efectuou as operações de descarga dos combustiveis, gasolina e gasóleo.

De acordo com uma fonte da Capitania do Porto de Cabinda citada pela Angop, "o mau estado no que respeita à segurança para o transporte de combustível do navio Gazela, que sempre transportou combustível de Luanda para Cabinda, fez com que o navio fosse impedido de operar pelas autoridades de segurança marítima da Chevron".

A essa razão juntaram-se as calemas que se abateram na costa de Cabinda, motivo apresentado pela Sonangol em comunicado no passado dia 03 de Setembro.

Ainda hoje será feito o carregamento do combustível em camiões que depois o transportarão para as bombas de gasolina da cidade de Cabinda, bem como para os municípios e comunas do interior da província.

O navio Gazela foi agora substituído pelo navio tanque Kwanza, que agora passará a efectuar as operações de transportação de combustíveis de Luanda para Cabinda, refere a Angop, citando uma fonte da Capitania do Porto de Cabinda.