A composição do novo Conselho de Administração do Banco de Poupança e Crédito (BPC), nomeado a 20 de Junho pelos accionistas, "atropela" o Aviso do Banco Nacional de Angola (BNA) sobre Governação Corporativa, sendo que nele não constam administradores não executivos para efectuar o acompanhamento do Sistema de Controlo Interno da instituição bancária como orienta o artigo 13.º daquela legislação, constatou o NJ.

De acordo com o referido artigo do Aviso do BNA número 01, de 19 de Abril de 2013 sobre Governação Corporativa, o órgão de administração de um banco deve "delegar num ou mais administradores não executivos, preferencialmente independente", o acompanhamento do sistema de controlo interno, "assegurar a formalização e operacionalização de um sistema de prestação de informação eficaz e devidamente documentado, incluindo o processo de preparação e divulgação das demonstrações financeiras".

(Leia este e outros artigos na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, onde pode ainda ler a entrevista do Presidente da República, João Lourenço, a este semanário. Já nas bancas ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)