Dificuldades financeiras estão a condicionar a conclusão do novo aeroporto internacional de Luanda, contrariando as expectativas dos responsáveis do sector que previam para este ano, o início da operacionalidade da infra-estrutura.

De acordo com informações obtidas por este semanário, os atrasos nas obras são significativos, situação que juntou no local, na semana passada, técnicos dos Ministérios das Finanças e dos Transportes.

"Na semana passada delegações do Ministério das Finanças e Ministério dos Transportes reuniram no novo aeroporto para encontrar uma forma de acelerar as coisas, mas infelizmente o encontro não deu em nada", disse a nossa fonte que garantiu que as negociações vão prosseguir.

" Os dois Ministérios vão continuar a trabalhar conjuntamente, apesar de muito dificilmente conseguirem inaugurar o novo aeroporto em Agosto como previam", disse.

Segundo o nosso interlocutor a quarta e quinta fases que compreendem o ensaio e a calibração dos voos de inspecção, recepção do terminal de passageiros, recepção provisória da obra e ensaios definitivos para que o aeroporto esteja em condições de operar quase que estão praticamente paralisadas.

"Estas duas fases que deveriam estar concluídas até ao primeiro semestre deste ano, para que o aeroporto começasse a operar em Agosto estão quase paradas. E mesmo a terceira fase, que previa até Junho do ano passado a instalação e teste do projecto da torre de controlo e as áreas de movimento, não está acabada. Este ano quase que não se fez nada", rematou.

Este atraso contraria a garantia dada pelo ministro dos Transportes ao Presidente da República, durante a última visita de José Eduardo dos Santos a Bom Jesus, em Outubro de 2015, de que o novo Aeroporto Internacional de Luanda começaria a operar este ano.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível em http://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)