De acordo com o Banco Nacional de Angola, o Kwanza já se depreciou 47,64% desde Janeiro, quando era transaccionado a 185,40 kwanzas por euro, enquanto em relação ao dólar norte-americano se desvalorizou 46,45%, também desde o princípio do ano, quando valia 165,92 kwanzas por dólar.

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou, no início do mês, que vai disponibilizar 850 milhões USD em Novembro, em sessões de venda de divisas em leilão no mercado primário, que passam a realizar-se diariamente.

Numa nota publicada no site da instituição, o banco central não avança os motivos da decisão de os leilões de divisas passarem a ser diários, limitando-se a assinalar que esta resolução se enquadra nas "intervenções regulares no mercado de câmbios".

De lembrar que o BNA, no âmbito da normalização do funcionamento do mercado cambial, retomou, recentemente, a venda de moeda estrangeira nos leilões de divisas sem indicação específica das operações ou importadores para os quais os fundos devem ser vendidos pelos bancos comerciais.