"A Eni está empenhada no desenvolvimento desta descoberta, que coloca a empresa na melhor posição no mercado", refere o presidente executivo da Eni, Claudio Descalzi, citado no comunicado divulgado hoje, 10, pela petrolífera italiana.

Segundo a mensagem, embora os testes ainda não estejam completos, as pesquisas intensivas já realizadas apontam para uma capacidade de produção de 5.000 barris de petróleo por dia.

A nova descoberta no campo Afoxé está situada "a sudeste da área do Bloco 15/06, a aproximadamente 120 quilómetros da costa, 50 quilómetros a sudoeste de Olombendo FPSO e a 20 quilómetros a oeste do local onde foi confirmada a mais recente descoberta de Kalimba-1", informa a ENI.

O Bloco 15/06 está a ser desenvolvido em joint venture entre a Eni (com 36,84%, e operadora neste bloco), Sonangol P&P (36,84%) e a SSI Fifteen Limited (com 26,32%).

Com a exploração de Afoxé e Kalimba a petrolífera projecta uma produção de 400 e 500 milhões de barris de crude de alta qualidade.

A empresa italiana planeia ainda avançar para novos campos de exploração com o objetivo de atingir um crescimento médio da produção em Angola, equivalente a 150 mil barris de petróleo por dia.