De acordo com as contas feitas pelo NJOnline, até ao final do ano, o banco central deverá ainda disponibilizar ao mercado primário cerca de 455 milhões USD.

A confirmar-se o cenário da venda total dos 1,2 mil milhões de dólares durante o mês de Dezembro, este será o valor mais alto disponibilizado pelo banco central desde que começou a divulgar, no final de Agosto, o montante das suas intervenções no mercado cambial para o mês seguinte.

Na nota publicada na sua página online no início de Dezembro, o BNA afirmava que essa verba seria disponibilizada "numa frequência diária", e cobriria "todas as finalidades".

A exemplo do que tem feito a cada sessão, o BNA divulgará, no seu portal institucional, "o montante disponibilizado, o número de participantes, a taxa de câmbio mais alta e a mais baixa admitidas bem como a taxa de câmbio média" daí resultantes, de modo a "conferir maior previsibilidade ao mercado".

A medida contribuiu para terminar a pressão sobre as divisas, conforme destacou o administrador do banco central, Pedro Castro e Silva.

Segundo o responsável, as mudanças introduzidas pelo BNA nos últimos meses, nomeadamente de anunciar ao mercado o montante de dólares disponível a cada mês, de acabar com as vendas directas de divisas em leilão e de aumentar a frequência desses leilões, tiveram um bom impacto.

"As medidas tomadas geraram previsibilidade e uma maior comunicação com os bancos comerciais, o que acabou por gerar um efeito positivo", disse Pedro Castro e Silva, acrescentando que "os bancos hoje sabem que, se não comprarem segunda-feira, têm mais quatro sessões de leilões do BNA" ao longo da semana para o fazerem.

"Esta pressão sobre as nossas divisas terminou e o facto de o BNA estar a atender justamente àquilo que os bancos estão a procurar tem contribuído para que a taxa de câmbio se encontre mais estável", sublinhou o administrador do banco central, em declarações à agência Lusa.

O Euro está hoje a valer 353,90 kwanzas, enquanto o dólar é transacionado a 309,927 Kz.

De lembrar que em Janeiro deste ano, a moeda nacional valia 185,40 kwanzas por cada euro, e 165,92 kwanzas por cada dólar norte-americano.