Fonte ligada a este processo avançou ao Novo Jornal Online que estas inspecções são usuais nos organismos do Estado e agora foram pedidas, através de despacho do Presidente da República, a quatro ministérios.

A inspecção agora ordenada tem como particularidade abranger de uma vez quatro dos mais importantes ministérios para a actividade económica do país.

Contactado pelo Novo Jornal Online, Luís D"Olim, do gabinete de comunicação do Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, confirmou que a inspecção da IGAE é aguardada no ministério enquanto parte da "actividade de rotina" da entidade por elas legalmente responsável, a IGAE.

A última inspecção da IGAE divulgada na imprensa a um ministério foi ao da Saúde, há cerca de um ano, e não são ainda conhecidos resultados.

Estas agora conhecidas têm a particularidade de serem pedidas de uma só vez a quatro grandes ministérios e ocorrem num momento em que o país se prepara para eleições gerais, marcadas para Agosto próximo.

Não são conhecidos prazos precisos para o início e fim das quatro inspecções aos ministérios dos Petróleos, da Geologia e Minas, dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e da Indústria.