O interesse foi manifestado pelo ministro das Alfândegas e Comércio da Turquia, Bulent Tufencki, nas conversações com a parte angolana, para a assinatura de pré-acordos de cooperação em várias áreas de interesse comum, que decorrem em Luanda.

"Pedimos já duas frequências para Luanda por semana e pedimos para o ministro dar apoio nessa situação para que as nossas linhas aéreas da Turquia façam estas duas frequências entre Istambul e Luanda, para estreitar e melhorar as nossas relações, podendo assim chegar a Luanda da forma mais fácil possível", disse.

O ministro turco frisou que a Turkish Airlines foi eleita, em 2016, a melhor companhia aérea da Europa, salientando que a mesma realiza voos para 31 países africanos em 48 pontos, sublinhando a importância da ligação a Luanda.

Por sua vez, Rui Mangueira, o ministro da Justiça e Direitos Humanos de Angola, e também coordenador da Comissão Económica Conjunta Angola -Turquia, disse que a questão foi discutida "com alguma profundidade".

"Nós admitimos que essa possibilidade se venha a concretizar a breve trecho. É necessário que existam condições técnicas em Angola para que este assunto seja efetivamente concretizado e vamos trabalhar neste sentido", disse o ministro.

Rui Mangueira informou ainda que o planeamento para esta possibilidade deve ser feito no sentido de avançar logo que estejam estabelecidas as condições técnicas e a própria empresa faça o respectivo planeamento.

"Não é algo que possa ser definido com uma data, o que quer dizer que a breve trecho esse assunto será resolvido", disse.