Será que Isabel dos Santos quer estar para o mundo dos negócios como José Mourinho está para o futebol?

A avaliar por um dos mais recentes tweets da empresária e presidente do conselho de administração da Sonangol, o treinador português pode não ser a sua correspondência desportiva em termos de liderança, mas é seguramente uma fonte de inspiração.

"Para ganhares o jogo de futebol tens que ser como Mourinho, montar uma boa equipa", escreveu Isabel dos Santos, numa mensagem em que faz a apologia do espírito de equipa para vencer.

Qualquer semelhança entre as opções do multipremiado treinador português e as suas criticadas escolhas para a petrolífera nacional será pura coincidência?

Recorde-se que a empresária tem sido acusada de privilegiar trabalhadores expatriados, em detrimento dos nacionais, na formação das suas equipas de trabalho. Com principal ênfase nas contratações que têm sido feitas para a petrolífera nacional.

A alegação foi recentemente rebatida, pessoalmente pela gestora e institucionalmente pela própria Sonangol, com a argumentação de que a companhia sustenta as suas escolhas no mérito e não nas nacionalidades.