Para o Euro fixou a taxa de câmbio nos 221,6 kwanzas (venda), que resultou, informa o BNA em comunicado na sua página oficial, e para o dólar o câmbio foi colocado nos 185,5 kwanzas (venda).

Estes valores resultam da "média ponderada da venda" e está dentro da banda de flutuação definida, adianta o comunicado e como o Novo Jornal Online noticiou hoje.

O anterior câmbio, que era fixo, estava nos 167 kwanzas por dólar e 187 por Euro, correspondendo os novos valores a uma depreciação aproximada de 10 e 15 por cento respectivamente.

Como a taxa de câmbio pode agora flutuar dentro da banda predefinida pelo BNA, que não foi tornada pública, estes valores podem sofrer alterações em futuros leilões, sendo de prever que isso possa suceder tendo em conta que o câmbio hoje definido está ainda longe dos valores do mercado informal, onde o euro é vendido a mais de 500 kwanzas e o dólar acima dos 420.

Os 83,6 milhões de euros leiloados hoje, equivalente a 100 milhões de dólares, foram totalmente absorvidos pelos bancos comerciais.

Estas divisas destinam-se em 50% à compra de matéria-prima, peças e equipamentos fabril, 20% aos Seguros, telecomunicações, transportes aéreos e outros serviços, 17% à agricultura, agropecuária, pescas e mar, 10% a artigos de higiene, limpeza, material escolar e de escritório e 3% a vestuário, calçado, artigos e utensílios domésticos.

O BNA explicou ainda no comunicado que procedeu na segunda-feira ao "ajuste da sua tabela de câmbios de referência, de modo a que esta tenha como base a cotação Kwanza/EURO, sendo as outras cotações apuradas em função da taxa de câmbio do EURO/outras moedas".