As negociações, conduzidas pela Sociedade de Desenvolvimento da Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, já decorrem há algum tempo e está já marcado um encontro entre o presidente do conselho de administração da ZEE, António Henriques da Silva, e os responsáveis pela Volkswagenque.


António Henriques da Silva, que viaja na próxima semana para a África do Sul, onde irá decorrer a reunião, disse, em declarações à Angop, que, a concretizar-se o acordo, a produção local dessas marcas vai criar emprego e proporcionar o surgimento de empresas de produção de peças sobressalentes no País.

A instalação de linhas de produção e montagem de marcas de referência no País servirá ainda, afirmou o PCA à Angop, de "chamariz" para que outras empresas de referência mundial possam instalar-se em Angola, contribuindo para a diversificação da economia.

"O importante é arrancar e criar confiança da nossa capacidade de acolhimento deste tipo de actividades e melhorar o ambiente de negócios, que passa pela existência de um quadro legal e benefícios fiscais favoráveis", salientou António Henriques da Silva.

Estas negociações entre a ZEE e a Volkswagen e a Ford surgem numa altura em que se prevê uma aliança estratégica entre os dois gigantes da indústria automóvel. O anúncio definitivo do acordo, segundo a agência de notícias Reuters, será realizado na edição deste ano do Salão de Detroit, que vai acontecer entre os próximos dias 14 e 27 nos Estados Unidos.