O equipamento, que consta das prioridades do Executivo angolano, visando maior mobilidade e descongestionamento da cidade de Luanda, vai ter uma extensão de 149 quilómetros.

A infra-estrutura vai cobrir os eixos principais de Luanda, isto é, do Porto de Luanda a Cacuaco, Avenida Fidel Castro Ruz-Benfica, Porto de Luanda-Largo da Independência e Cidade do Kilamba-1.º de Maio.

Ao falar no programa Grande Entrevista da Televisão Pública de Angola (TPA), Ricardo de Abreu explicou que o estudo de viabilidade sobre o Metro de Superfície já está elaborado.

O investimento, segundo o ministro, vai ser realizado no âmbito de uma parceria público privada, cujos termos "estão bem claros", mas cujo modelo ainda está em fase de aprovação e só depois passará para a fase da construção.

Em relação ainda ao subsector ferroviário, o ministro dos Transportes realçou que, a nível dos Caminhos-de-Ferro de Luanda (CFL), há um troço de 215 quilómetros que carece de reabilitação, do Zenza do Itombe a Cacuso, por ser muito complexo e causador de descarrilamento.

Por ser assim, justificou o governante, obriga a que em média a velocidade do comboio seja abaixo de 20 quilómetros/hora, podendo uma viagem Luanda-Malanje levar 13 horas.