Ao contrário do que chegou a suceder na semana passada, onde a verba disponibilizada chegou a não ser totalmente licitada pelos bancos comerciais, em menor número que o que era comum até há bem pouco tempo - hoje foram apenas oito -, os 15 milhões foram totalmente adquiridos.

Com um intervalo entre os 514,964 kwanzas e os 516,019 por Euro, entre ofertas máximas e mínimas, o BNA chegou à taxa média de 515,379 para o actual câmbio oficial para a moeda europeia, o que conduz a ligeiras oscilações em sentido igual para a norte-americana, o dólar.

Esta recente quebra no "apetite" dos bancos comerciais por moeda forte disponibilizada pelo BNA resulta do aumento para 22% das reservas em kwanzas exigidas à banca comercial pelo Banco Central, o que enxuga o sector de liquidez e, por isso, inflige menor capacidade de aquisição.

O que faz com que esta momentânea inversão do ciclo de desvalorização, embora entre sexta-feira e hoje se tenha "normalizado" em perda, tenha sido artificial, porque os bancos, como disse ao NJOnline uma fonte bancária, não deixaram de ter em carteira solicitações em moeda estrangeira muito superiores à sua capacidade de resposta.