Alguns jornais noticiaram ter havido recessão em Angola, no ano 2016. Dizia-se que o Instituto Nacional de Estatística tinha chegado à conclusão de haver valores negativos do produto interno bruto, nos três primeiros trimestres do ano 2016.

Ficámos apreensivos em relação a essa notícia, de modo que fomos averiguar os dados disponíveis para podermos aceitar ou refutar tal constatação. Para que haja recessão num país, é preciso que o produto interno bruto registe crescimento negativo em dois trimestres consecutivos.

A recessão tem normalmente um efeito dominó, que resulta da falta de confiança dos agentes económicos na economia, bem como da diminuição da disponibilidade de crédito e da consequente diminuição do consumo; ao que se seguem a diminuição da produção, o desemprego e a consequente diminuição do consumo.

*Economista

(Leia o Especial Informação sobre a Economia Angola na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui http://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)