A cada entrevista feita a Isabel dos Santos há uma questão que, com mais ou menos rodeios, se repete: De onde veio o dinheiro para se aventurar no mundo dos negócios? A última entrevista não foi excepção.

Entrevistada em Londres pela editora de internacional da agência Reuters, Alessandra Galloni, numa sessão pública promovida na semana passada pela multinacional Thompson Reuters, a empresária recordou, uma vez mais, como foi a sua estreia no mundo dos negócios.

A presidente do conselho de administração da Sonangol reafirmou que vendeu o carro para financiar o seu primeiro investimento - tal como já tinha revelado em Abril, numa intervenção na London School of Economics -, mas, desta vez, explicou o que motivou essa decisão.

"O seguro [automóvel] era absurdamente alto", contou a primeira bilionária de África, aproveitando a ocasião para manifestar a sua discordância em relação à cobrança, pelas seguradoras, de preços mais elevados para as mulheres.

Para além da liquidez decorrente da venda do carro, Isabel dos Santos destaca o facto de ter construído um "bom diálogo" com o sistema bancário, "especialmente com os bancos comerciais".

Segundo a empresária, a chave para financiar os seus negócios sempre esteve no facto de apresentar bons projectos, associados a equipas fortes, com boas referências.