O Kaombo, localizado no Bloco 32, a 260 km da costa de Luanda e que entrou em produção em Julho deste ano, "constitui um novo marco na história de Angola", destacou o presidente e director-geral grupo Total, Patrick Pouyanné.

Segundo o responsável, que falava na cerimónia de inauguração do Kaombo - o maior de águas profundas recentemente desenvolvido em Angola -, este "é um passo essencial para o lançamento de novos projectos."

Na ocasião, Patrick Pouyanné destacou também o contributo do Presidente da República, João Lourenço, no sector petrolífero, "pelo empenho na melhoria do quadro contratual" .

A cerimónia de inauguração do Kaombo contou com a presença do ministro de Estado do Desenvolvimento Económico e Social, Manuel Nunes Júnior e do presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Carlos Saturnino.

Dividido em duas unidades - Kaombo Norte e Kaombo Sul -, o projecto deverá produzir 230 mil barris de petróleo por dia no pico de produção, sendo que o gás associado será exportado para o Angola LNG.