Os analistas do maior banco africano fazem assim uma revisão em alta, depois de, em Outubro, anteciparem que no final do ano seriam necessários 615,3 kwanzas para comprar 1 dólar.


"No seguimento de uma forte correcção no mês passado, o kwanza valorizou-se 5,6% face ao dólar desde o início do mês, e estava agora a ser transaccionado por 470,1 kwanzas para cada dólar, quando no princípio do mês estava a mais de 500", escrevem os analistas no relatório de Novembro sobre os mercados financeiros citado pela Lusa.


O documento alega que "o ajustamento para a previsão de evolução do kwanza reflecte parcialmente um ajustamento no mercado melhor do que o antecipado às novas condições de operação induzidas pelas reformas do Banco Nacional de Angola para fomentar uma taxa de câmbio que é completamente determinada pela dinâmica da procura e da oferta no mercado".


E justifica: "Na altura em que escrevemos o relatório, a taxa paralela entre o kwanza e o dólar estava nos 640, o que corresponde a uma diferença de 36% face ao câmbio oficial, abaixo do pico recente de 50% quando o mercado passou por um período de exagero".

As vendas de moeda externa aos bancos contribuíram para a evolução da procura, "mas a necessidade de proteger as reservas em moeda estrangeira limita a quantidade de divisas que o BNA está disposto a ceder ao mercado", indicam os analistas, complementando que entre Janeiro e Outubro o BNA vendeu o equivalente a 7,7 mil milhões de dólares, menos 32% do que nos oito primeiros meses do ano anterior.