Através de um comunicado divulgado ontem, 13, o Serious Fraud Office (SFO) - em tradução literal, Gabinete de Fraudes Graves -, informa que acusou a empresa F.H. Bertling Ltd, subsidiária britânica do grupo alemão Bertling Group, e sete executivos a ela ligados de corrupção.

Segundo a mensagem, citada pelo Wall Street Journal, a firma e os seus responsáveis "conspiraram juntos e com outros para subornar um responsável da petrolífera estatal angolana, Sonangol, no sentido de fazer avançar os negócios do grupo no país".

De acordo com o SFO, que começou a investigar o caso em 2014, os alegados pagamentos ilícitos aconteceram entre Janeiro de 2005 e Dezembro de 2006.

Dez anos depois, todos os acusados - alguns deles já sem ligações ao grupo Bertling - deverão apresentar-se, no próximo dia 4 de Agosto, na sala de audiências do Westminster Magistrates" Court, para saberem em que tribunal o caso será julgado.

Os visados, com idades entre os 45 e os 77 anos, são Peter Ferdinand, Marc Schweiger, Stephen Emler, Joerg Blumberg, Dirk Juergensen, Giuseppe Morreale, e Ralf Peterson.