A informação foi avançada à margem da 53ª conferência do salão internacional de aviação "Paris Air Show", a decorrer na capital francesa, na presença do ministro dos Transportes, Ricardo D'Abreu.

De acordo com uma nota de imprensa, esta aquisição insere-se no quadro do processo de renovação da frota de aeronaves da companhia de bandeira nacional.
De recordar que a TAAG encomendou, no ano passado, seis novos aviões à Bombardier, inicialmente negociados por um consórcio angolano, então designado Air Connection Express - Transportes Aéreos S. A., anunciado com pompa pelo ex-ministro dos Transportes, Augusto Tomás.

O consórcio, que envolvia seis companhias privadas - Bestfly, Air Jet, Air 26, Guicango, Dieximim, Sjl e Mavewa, e duas públicas - a TAAG e a ENANA, empresa pública gestora dos espaços aeroportuários e do espaço aéreo nacional, rapidamente gerou polémica devido ao envolvimento no negócio de figuras próximas da Presidência da República, inclusive um irmão de João Lourenço.

Logo depois, quando a companhia já tinha procedido à encomenda de seis aviões à Bombardier, modelo Q-400, por quase 200 milhões de dólares, o Presidente da República, João Lourenço, interrompeu o vôo à Air Connection Express - Transportes Aéreos S. A., suspendendo o negócio, de tal modo avançado sob os auspícios do ministro dos Transportes, e alegadamente, como na altura sublinho João Lourenço, sem o conhecimento do Chefe de Estado, que a empresa do Canadá, Bombardier, já se tinha comprometido com a formação de dezenas de assistentes de bordo, mais de meia centena de pilotos e pilotos e pelo menos 40 mecânicos.

Na ocasião, em que foi confirmado o acordo com a Bombardier, que deveria meter os primeiros aviões em Angola no início de 2019, o ministro do Transportes Augusto Tomás, preso meses depois e presentemente a ser julgado por diversas irregularidades cometidas no âmbito das suas anteriores funções, justificou a aquisição destes aviões como modo de corrigir o erro que é a utilização dos Boeing 737-700 para voos internos, de curta duração

Esta terça-feira ficou definido que os seis novos aviões, renomeados na semana passada Dash 8-400, serão recebidos em breve pela TAAG, não se sabendo se acontecerá dentro da data prevista, que chegou a estar apontada para o final de 2019.