A informação foi avançada pelo ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Maiato, no âmbito de um convénio entre o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social e o governo do Japão.

Jesus Maiato afirmou que estão a decorrer as negociações para que, até Novembro, se formalize a cooperação que permitirá formar mecânicos angolanos para manutenção e reparação de automóveis fabricados no Japão.

Nos últimos dez anos, 7.200 jovens foram formados no âmbito de um programa de cooperação técnica entre os Governos de Angola e do Japão, nomeadamente no domínio da electricidade e construção civil.

De acordo com o ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, o país "precisa de cooperação que deixe marcas de inteligência e mais-valia nos cérebros dos angolanos", lembrando que a parceria de uma década com o Governo japonês permitiu a formação de pedreiros, ladrilhadores, carpinteiros, pintores, electricistas prediais, construtores de edificações, soldadores e serralheiros.

O governante disse ainda que no âmbito do Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE), aprovado em Abril pelo Presidente da República, com disponibilização de 21.000 milhões de kwanzas para combater o desemprego, existem várias oportunidades para os jovens.