No local homens e máquinas desdobram-se na montagem e acabamentos dos expositores da renovada FILDA, este ano em versão mais reduzida e depois de um interregno de um ano, em 2016, que teve como justificação a crise económica que o país atravessa.

A grande expectativa que gira em torno da presente edição levou a que a organização alarga-se o recinto de exposição, preenchendo espaços no exterior com a montagem de uma área para diversão de crianças denominada espaço " Candengues".

Como o Novo Jornal Online constatou no local, vários expositores finalizam os preparativos para o arranque do certame, nesta quarta-feira, na Marginal da capital angolana.

Centenas de jovens ocorrem ao local por estes dias, na sua maioria em busca de uma oportunidade de trabalho, como é o caso de Maria Kiyoza, de 30 anos, que não escondeu ao Novo Jornal Online a sua satisfação, tal como Pedro Miguel, de 25, que durante cinco dias irá trabalhar como tradutor de língua Inglesa num dos "stands".

O administrador comercial do Grupo Arena, Manuel Novais, que este ano organiza o certame, disse ao Novo Jornal Online que um dos objectivos principais deste ano é proporcionar às empresas angolanas uma oportunidade para começarem a exportar os seus produtos.

Manuel Novais assegurou que estão cerca de 200 das 225 empresas inscritas para participarem na FILDA, este ano organizada sob o lema "Diversificar a economia e potenciar a produção nacional, visando uma Angola auto-suficiente e exportadora", são nacionais.

Portugal continua a ter a maior representatividade na feira, e desta vez estará representado por 20 empresas, seguindo-se o Brasil com 10 empresas.

Portugal está a ser representado nesta edição pela Associação Empresarial de Portugal (AEP) e pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), enquanto o Brasil será coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

Para além de Portugal e Brasil, dos estrangeiros destacam-se a África do Sul, a Índia e a China, que tem várias empresas representadas.

A 33º Edição da FILDA vai este ano ser inaugurada pelo Vice-presidente da República, Manuel Vicente.

Recorde-se que esta edição tem cerca de metade do espaço de exposição que no passado chegou a levar mil expositores aos 30 mil metros quadrados aos pavilhões da FILDA localizados, no Cazenga, na Av. Deolinda Rodrigues, e que hoje está quase completamente destruída.