Novo Jornal

O "anel de fogo" que coloca a província do Namibe sob foco mundial 

As localidades de Lucira e Bentiaba, na província do Namibe, são hoje, 26, palco de um "espectáculo" único, em que a Lua vai passar em frente ao Sol, mas sem o tapar completamente, formando uma espécie de "anel de fogo". O fenómeno, designado de eclipse anular do Sol, tem início marcado para as 16 horas, 15 minutos, 20 segundos e três décimos de segundo, e está a ser estudado por uma equipa de quatro cientistas franceses.

Política

Se para o Governo as autoridades lusas agiram de forma "inamistosa e despropositada" em relação à acusação de corrupção contra Manuel Vicente, colocando em risco as relações bilaterais, para o diário estatal essa atitude "leviana" apenas confirma "a existência de uma campanha internacional para denegrir a imagem de Angola e dos seus principais dirigentes".




Economia

Com um investimento de 20 milhões de dólares, o grupo sul-africano Distell, que detém o licor Amarula e a cidra Savanna, iniciou o fabrico de bebidas enlatadas em Angola, prevendo, numa fase inicial, a produção anual de 10 milhões de litros.


Sociedade

A escassez de alimentos levou a cadeia da Cacanda, no Dundo, província da Lunda Norte, a cortar uma das refeições diárias da população prisional, revelou o sub-inspector prisional da Direcção Provincial dos Serviços Penitenciários, Avelino Lamba.


Política

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, cuja visita a Luanda está prevista para o primeiro semestre deste ano, reafirmou ontem a vontade de prosseguir a "cooperação política e económica" com Angola, e assegurou que o processo contra Manuel Vicente não vai afectar a sua relação com o país nem com os angolanos. A afirmação surgiu já depois de o Governo angolano ter avisado que o caso ameaça os laços bilaterais.


Economia

A estagnação do sector imobiliário está a preocupar os profissionais do ramo, que apontam algumas irregularidades e falta de apoios agravada pela redução do poder de compra dos cidadãos, situação que tem feito aumentar o incumprimento no crédito habitacional, para desagrado dos bancos.


Sociedade

Os salários de todas as categorias da Função Pública vão ser aumentados até Junho, anunciou hoje o Executivo, adiantando que os ajustes vão aplicar o princípio da discriminação positiva. Ou seja: os salários mais baixos terão uma subida maior do que os mais altos.


Política

A acusação do Ministério Público de Portugal contra o vice-Presidente da República, Manuel Vicente, foi divulgada de forma "inamistosa e despropositada" pelas autoridades lusas, considera o Executivo, que classificou a abordagem ao caso, pela imprensa portuguesa, como um "sério ataque à República de Angola, susceptível de perturbar as relações existentes entre os dois Estados".


Reportagem'

Novas centralidades, velhos problemas... do fascínio à frustração

Depois da atracção inicial, a Centralidade do Sequele, Cacuaco, como nas outras erguidas na periferia de Luanda, assistiu a uma corrida aos seus apartamentos, mas, agora, começam a surgir os problemas e, em muitos casos, a frustração que leva à saída de moradores porque não conseguem suportar os custos do ensino dos filhos, os hospitais estão longe... sem esquecer a despesa mensal com o combustível.

Primeira Página