Novo Jornal Online

Onze angolanos detidos na Alemanha, após viajarem ilegalmente da Namíbia 

A Polícia alemã deteve 11 cidadãos angolanos, incluindo mulheres e crianças, que viajavam ilegalmente da capital namibiana, Windhoek, para a cidade germânica de Frankfurt. O caso, que reaviva os alertas para a actuação de redes de tráfico de seres humanos, conduziu à detenção de dois suspeitos na Namíbia, incluindo um funcionário da companhia aérea Air Namibia.


Política

A viúva do primeiro Presidente da República, Maria Eugénio Neto, juntou-se ao coro de vozes que se têm levantado contra a criação da figura de "Presidente da República Emérito", prevista na proposta do MPLA de projecto de Lei Orgânica sobre o Regime Jurídico dos Ex-Presidentes e vice-Presidentes da República Após Cessação de Mandato. A iniciativa deverá avançar para votação na próxima sessão plenária da Assembleia Nacional, depois de ter sido adiada esta semana.






Economia

Angola deve registar um crescimento médio anual, até 2021, de apenas 240 dólares, ou seja 39.862,67 kwanzas, no Produto Interno Bruto (PIB) por habitante, de acordo com o Relatório Económico de 2016, realizado anualmente pelo Centro de Estudos e Investigação Científica (CEIC) da Universidade Católica de Angola e apresentado ontem.


Economia

O banco BIC português, detido por Isabel dos Santos e Fernando Teles, vai mudar de nome, decisão imposta pela justiça lusa na sequência de uma queixa apresentada em 2013 pelo Banco BIG, que contestou as parecenças entre as duas instituições. A alteração da marca - para EuroBic - foi ontem anunciada pelo presidente do banco.


Sociedade

O Índice do Progresso Social, que avalia os países segundo a qualidade de vida da população, medida através de variáveis como o acesso a água potável, Habitação, Saúde e Educação, coloca Angola na lista dos piores do mundo, apenas acima do Chade, Afeganistão e República Centro-Africana.


Primeira Página