Novo Jornal

Angola sem dinheiro para actualizar contratos dos empreiteiros 

O Ministério das Finanças carece de recursos financeiros para satisfazer o aumento de preços que está a ser exigido aos governos provinciais por alguns empreiteiros para o reinício de obras públicas paralisadas, reconheceu a secretária de Estado do Tesouro.





África

O ex-Presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, que provocou nas últimas semanas uma grave crise pós-eleitoral no seu país ao não reconhecer a vitória do seu adversário, Adama Barrow, foi obrigado por uma força militar africana a deixar o país e a aceitar, sem condições, o exílio na Guiné Equatorial, correndo agora o risco de ser judicialmente perseguido pelas arbitrariedades cometidas ao longo de 22 anos de liderança com mão-de-ferro neste pequeno país da África Ocidental.


Mundo

Após a tomada de posse, Donald Trump não demorou a avançar com punho de ferro contra os seus "inimigos", como prometera na campanha, o programa de Barack Obama para a saúde, o "Obamacare", foi imediatamente atacado e a luta contra o aquecimento global sofreu um forte abanão. E o ex-lider do grupo racista Ku Klux KLan, David Duke, fez questão de dizer ao mundo que faz parte de uma coisa maior, afirmando após a confirmação de Trump como 45º Presidente dos EUA: "conseguimos!" Nas ruas, violentos confrontos, aconteciam a par das cerimónias oficiais.


África

Uma derradeira tentativa para evitar um banho de sangue na capital da Gâmbia, onde o derrotado Yahya Jammeh se mantinha "entrincheirado", mas cercado pelas tropas da CEDEAO, pode ter valido a pena. O truculento ex-presidente acabou de admitir, na TV pública, que vai deixar o poder.




Primeira Página