Novo Jornal

Polícia Nacional abortou assalto a banco, dois bandidos mortos na acção 

Dois dos cinco elementos de um grupo que tentava assaltar um banco, junto à escola Nzinga Mbandi, 1º Maio, em Luanda, na tarde de ontem, foram mortos a tiro por agentes da polícia que ocorreram ao local, esclareceu hoje o porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, Mateus Rodrigues.

Política

No Reino Unido para participar no Fórum de Comércio e Investimento Reino Unido-Angola, que decorre na cidade de Londres, o ministro da Geologia e das Minas, Francisco Queiroz referiu-se a João Lourenço como o "próximo Presidente de Angola" e comentou a existência de corrupção no país, que descreveu com um "fenómeno complexo" que leva o seu tempo a combater.



África

Apesar de ser o continente com a população mais jovem do mundo, África continua a desperdiçar o potencial das novas gerações, demasiado castigadas pelo desemprego, problema que, em 2015, afectava acima de 30 milhões de jovens africanos. A realidade, retratada no relatório "África no ponto crítico", da Fundação Mo Ibrahim, revela ainda que apesar de a média etária da população do continente estar nos 20 anos, a idade dos seus líderes é de 66 anos. Os riscos estão à vista: fuga de cérebros e terrorismo.



Mundo

Paulo Portas, antigo vice-primeiro-ministro de Portugal e ex-líder do CDS-PP - partido que integrou o último Governo luso -, analisa, em entrevista à imprensa portuguesa, os desafios que se colocam à cooperação luso-angolana, defendendo que a relação com Angola não é substituível. O actual vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa antecipa ainda uma transição política exemplar no seio do MPLA.


África

A República Democrática do Congo não é só um dos países mais populosos e mais extensos de África, é também dos mais ricos, senão o mais afortunado em recursos naturais, e, claramente a maior ameaça à paz continental, como se vê analisando a sua geografia dos conflitos, claramente a rebentar pelas costuras, seja por causa de quezílias políticas internas, seja por sublevações regionais ou pela eterna cobiça que gera nos países vizinhos.


Mutamba

Fernando Gamboa, investigador e professor universitário especializado em História, morreu ontem à noite, em Luanda, aos 65 anos.




Reportagem'

A vida também se escreve nas traseiras de um candongueiro

Na parte de trás dos táxis enviam mensagens escritas, por vezes bem-humoradas, "aqui vocês perdem rede", outras menos simpáticas, "ignoro todos os inchidores". São "dicas" que expõem a personalidade do taxista, mas podem esconder uma vida dura de 15 horas por dia a furar o caótico trânsito de Luanda porque sabem que, por cada quilómetro corrido, estão um quilómetro mais perto do sonho de serem donos do carro que conduzem.

Primeira Página