"O que vai acontecer é que nas próximas duas ou três semanas as equipas vão começar a trabalhar", disse Trump, depois de concluir o encontro à porta fechada com Kim Jong-un, na fronteira entre as Coreias e que durou cerca de 50 minutos.

Apesar deste passo, o Presidente norte-americano disse que as actuais sanções à Coreia do Norte vão continuar em vigor.

As conversações bilaterais sobre desnuclearização entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte estavam num impasse desde a cimeira falhada de Hanói entre Trump e Kim, em Fevereiro deste ano.

Entretanto, Donald Trump disse que no encontro de hoje que convidou o líder norte-coreano a visitar os Estados Unidos.

Donald Trump tornou-se hoje no primeiro Presidente dos Estados Unidos em funções a entrar em solo da Coreia do Norte, depois de cumprimentar o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Este foi o terceiro encontro entre os presidentes dos dois países, depois da cimeira histórica de Singapura em Junho de 2018 e o falhado encontro de Hanoi em Fevereiro passado.

Este encontro, que ocorreu na vila de Panmunjon, onde foi assinado o armistício (entre as duas Coreias) de 1953, "significa que queremos pôr termo a um passado infeliz e tentar criar um novo futuro", afirmou o Presidente norte-americano, antes da reunião privada com o homólogo norte-coreano.