A informação foi avançada pelo Gabinete Central de Combate à Corrupção de Moçambique.

A embaixadora de Moçambique em Angola estava a ser investigada por ter alegadamente recebido subornos de 100 milhões de meticais para favorecer empresas nos contratos com a Segurança Social.

O jornal Notícias, principal diário em Moçambique, veiculou na sua edição de 20 de Março que Helena Taipo recebeu subornos no valor de 100 milhões de meticais (1,4 milhões de euros) em 2014, quando era ministra do Trabalho e nessa qualidade tutelava o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

A ex-embaixadora de Moçambique em Angola é também acusada de receber ajudas de custos do Ministério do Trabalho e do INSS para as mesmas viagens de serviço.

Helena Taipo terá recebido "luvas" de empresas de construção civil e do sector gráfico, para poderem prestar serviços e fornecer bens ao INSS, entidade tutelada pelo Ministério do Trabalho.

Depois de deixar o cargo de ministra do Trabalho, Taipo foi nomeada governadora da província de Sofala, centro de Moçambique, de onde saiu para ocupar a função de embaixadora em Angola, tendo sido exonerada do carço em Março.