O pânico surgiu entre os trabalhadores da Namibian Broadcasting Cooperation (NBC) quando a administração anunciou que 156 dos 569 trabalhadores começaram a ser despedidos na terça-feira como resposta ao enorme stresse financeiro em que a empresa estatal de televisão e rádio se encontra há já vários anos.

Esta medida foi anunciada, segundo o The Namibian, pelo presidente da administração da NBC, Sven Thieme, acrescentando que é uma urgência para procurar evitar a liquidação da empresa, o que ainda não está totalmente afastado se o Governo não injectar mais de 380 milhões de dólares namibianos (cerca de 25 milhões USD) na empresa.

Esta medida surge depois de em 2017 a NBC ter já feito uma redução de pessoal de 618 para 571, que se revelou escassa face aos problemas financeiros da empresa.

A comissão de trabalhadores da NBC já veio a público garantir que os trabalhadores estão a tentar encontrar soluções que permitam resolver os problemas sem recurso a despedimentos.

Entretanto, o ministro da Informação e Tecnologia das Comunicações, Stanley Simataa, já admitiu existir um problema, que o Governo está apostado em não recorrer a despedimentos, mas apontou como solução um acordo de longo-termo que não obrigue a este stresse no fim de todos os anos financeiros.

Todos os anos o Governo namibiano tem vindo a reduzir a sua injecção de capital na empresa, tendo passado de 237 milhões de dólares namibianos para 140 milhões em apenas 4 anos.