O acidente ocorreu numa estrada que liga a capital do país, Harare, a Rusage, numa auto-estrada que tinha sido alvo de obras de requalificação nos últimos meses.

"Confirmamos que 47 pessoas morreram num acidente rodoviário ao quilómetro 166 da auto-estrada Harare-Mutare", disse o porta-voz da polícia zimbabueana Paul Nyathi, citado pelas agências.

Os acidentes com autocarros com números elevados de mortos são comuns no Zimbabué, sendo o último exemplo o que aconteceu em Junho do ano passado, onde 43 pessoas perderam a vida na auto-estrada que liga este país à vizinha Zâmbia.

A principal causa para este elevado número de acidentes é o mau estado geral das rodovias do país, que, durante muito anos estiveram sem manutenção devido à crise económica que marcou a última década da governação de Robert Mugabe, ex-Presidente deposto em Novembro do ano passado por um golpe militar.

Numa reacção a este acidente, o ministro dos Transportes veio a público dizer que o Governo vai tomar as medidas necessárias para baixar drasticamente o número de mortos nas estradas, dizendo que tudo vai fazer para que um acidente desta envergadura não volte a repetir-se no Zimbabué.