A retirada de alguns subsídios a bens e serviços essenciais, sem que as instituições públicas do Estado estejam suficientemente preparadas para ajudar as famílias mais vulneráveis, tem diversas implicações a nível global, tais como: a destruição dos sistemas de sustento destas famílias, o aumento do número de pessoas que passam fome, o surgimento de epidemias diversas, o aumento das taxas de migrações forçadas, etc.

Por outro lado, veremos o agravamento de fenómenos já existentes em consequência do actual momento menos bom da nossa economia, tais como: o abandono de certas actividades económicas dependentes do fornecimento de bens e serviços afectados pelos cortes nos respectivos subsídios; a fragmentação de laços de solidariedade em algumas comunidades e famílias; a desestruturação da sociedade; a alteração das normas éticas e sociais; etc.

Esta situação poderá desencadear, segundo opinião de muito boa gente, uma crise económica, política e social sem precedentes.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)